Concebida como uma extensão do bairro Dogpatch de San Francisco, nos EUA, a Power Station, masterplan de uso misto projetado pela Foster + Partner, começou a ser construída. O plano propõe a criação de vários novos espaços residenciais, comerciais e recreativos, honrando seu passado industrial e reconectando a comunidade com a orla de San Francisco. A proposta de dois edifícios oferece ao bairro uma estrutura urbana ideal para ajudar a criar uma comunidade vibrante, saudável e inclusiva.
A equipe projetou dois edifícios de uso misto no centro do masterplan que oferecem espaços habitacionais, de lazer e trabalho. Os andares térreos de ambos os edifícios são dedicados a espaços sociais compartilhados e áreas de co-working, construídos em torno de um pátio central aberto. A equipe implementou este espaço verde central em referência aos pátios e becos tradicionais da região. Percursos de pedestres e bicicleta costuram o projeto, criando novas conexões com as áreas vizinhas.
O volume dos edifícios resulta de uma série de unidades de dois pavimentos interconectadas. Os apartamentos foram projetados para maximizar o fluxo de ar, luz natural e acesso aos terraços ajardinados. Estes recobrem todo o edifício, chagando até a cobertura que conta com amplas vistas para a baía.
O antigo local industrial faz fronteira com o bairro Dogpatch, de um lado, e a orla, do outro. A Power Station é o empreendimento mais abrangente já realizado em San Francisco e contará com habitação, comércio, escritórios e áreas de lazer, criando um novo bairro de renda mista na orla da cidade. O projeto conta ainda com edifícios de Herzog & de Meuron e LMS Architects.
A Foster + Partners recentemente compartilhou o projeto de outro masterplan, desta vez residencial e localizado nos arredores de Bangkok. Intitulado The Forestias, o projeto gira em torno de uma grande floresta e pretende lidar com a crescente desconexão entre a vida urbana contemporânea e as tradições familiares. A proposta de Forestias concentra-se na promoção de convivência familiar multigeracional e novos modelos de vida urbana na Tailândia.